quarta-feira, 9 de agosto de 2017

CASOS DE ALUNOS SRM/AEE 2017

Resultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Caso de Jhonatas
Criança nascida em 09/03/2009, hoje com 08 anos, filho de E.S. e C. L.de J., nascido de uma gestação programada e desejada aos 24 anos, realizando todo o pré-natal, porem uma gravidez de alto risco, devido a pressão alta e sangramento, necessitando ficar de repouso toda a gestação – parto normal – á termo, sem intercorrência, chorou ao nascer.
A alimentação natural se deu ate mais ou menos aos 2 anos e 06 meses . Não usou chupeta e mamadeira.Segunda sua genitora dorme bem, sono tranqüilo, porem dorme na mesmo quadro que seus pais.È medicado pela manha com Resperidona e a noite com Imbiprominio já internado 2 vezes aos 2 e 3 com pneumonia .
A mãe relata que é uma criança preguiçosa, não gosta de estudar .Há atrita entre os pais , pois sua mãe queixa-se da ausência paterna e da mesma ser impaciente com o filho.
Em Ribeirão Preto onde reside passou por tratamento psiquiatra- A mãe confusa não soube relatar os resultados – novembro de 2015. Neste período recebia o atendimentos psicopedagógicos e fonaoudiólogico   .
Neste período  em 2015, a psicóloga observou que não conseguia entender o que lhe era solicitado, não conseguia entender o que lhe era solicitado , não compreendia conceitos do tipo: diferente/ igual, sempre apontando para o mesmo alternativos, não olhando para todas as gravuras , sua idade mental é menor que a cronológicas .Seus desenhos possui características primarias podendo ser classificada como intelectualmente deficiente . Apresentando comportamento introvertido, não tem atenção e concentração nas atividades realizadas.
Sendo assim o individuo necessita de apoio prevasirio, ou seja, em longo prazo, vista que apresenta comprometimento intelectual significativa   nas seguinte areias da habilidades: comunicações .auto-cuidado, sociais/interpessoais , comportamento comunitário ,acadêmica , lazer, saúde e segurança .
Em anammese com a mãe em 05/07/2017, ela acrescentou que atualmente ( há 2 meses )retornaram para Várzea Nova  ,moram ela, o esposo e eu filho ,pretendem permanecer aqui depois de uma temporada morando em outra estado .
Confirma  que seu filho necessita permanentemente de apoio  da fonoaudiológica  por apresentar  atraso na linguagem, como acompanhamento psiquiátrico por conta da medicação e freqüenta um centro de apoio pedagógico que aqui denominamos AEE- Atendimento Educacional Especializado .Por ser este lugar de apoio ao seu difícil cognitivo no que se refere a lectoescrita e linguagem matemática.
Quanto a sua potencialidade: já escreve e reconhece o seu nome completo com caixa alta. Não sabe ainda alfabeto completo, não ler ainda, gosta mais de matemática que Língua Portuguesa , conta ate 50 oscilando a  aprendizagem .
É uma criança tranqüila, gosta de brincar com bola, bonecos , brinca muito solitariamente , não costuma se relacionar com colegas /amigos,quieto não interagem .Na escola  é importante sentar-se a frente,pois se não é estimulado pode dormir na aula.Sua alimentação é normal e é independente nas atividades da vida diária .


 Resultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola



Caso de Pedro Henrique
Pedro Henrique é uma criança com suspeita de TEA, foi encaminhada para a psicopedagógica para uma avaliação, nasceu em 13/07/2012, nasceu a termo, cesariana, ao nascer demorou a clarear, aparentemente não apresentou problema no parto. Foi amamentado durante 02 anos, sustentou a  cabeça aos 03 meses =, sentou –se com um ano, não engatinhou andou com 1 ano e 6 meses, só falou após 2 anos.Controla esfíncteres, usa a banheira,mais ainda incontinência urinaria noturna ENURESE,se  utiliza medicação Depakene por conta da Epilepsia .
Demorou a ter trajetória escolar com anos. Na escola educação infantil
(espaço )
Em 2016, freqüentou o primeiro semestre sua professora rela bom relacionamento com as colegas, gosta de jogos educativos, musicas e brincadeiras. Realiza aos seu modo as atividades e divide seus brinquedos com os colegas.
Hoje aos 5 anos a professora do ensino regular relata: Comportamento estranho ,dispenso não se concentra nas atividades propostas , parece não ouvir o que se é falado, é preciso ser tocado pra volta o mundo real, fixa o olhar  nas atividades  que está realizando, apresenta dificuldade na fala ,sendo muitas vezes  incompreensível.Durante as brincadeiras não consegue acompanha os comando- bater palmas,pé,pular,requebrar, ele permanece apenas em um único movimento,pulando a todo tempo.As vezes fica com um olhar fixo para o horizonte ou algo que lhes.
Apresenta ainda dificuldades na coordenação motora, não consegue subir na balança sozinha segura as correntes da balança, de segurar o lápis com firmeza, manusear a tesoura, a colher, coloca ficha com os pregadores, ir ao banheiro, tem apego a um brinquedo, se isola e gosta de brincar sozinho.
Há momentos em que seus comportamentos são normais grita alto, arremessar dos matériais escolares, sem preocupação de onde eles irão parar, dispara risada altas, parecendo choro , gosta de ficar deitado no chão de bruço  e resiste a levantar-se.
Mesmo apresentando estes comportamentos e dificuldades dos de mias alunos da classe  é uma criança carinhosa,amigável sem agressividade , houve boa adaptação escolar, só chorou no inicio do ano letivo.Tem melhorado a comunicação , pois inicialmente não conseguia manter dialogo com a professora e colegas.
Caso de EmanuelResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Emanuel é uma criança hiperativa, ainda sem laudo especifico,  anos, esta matriculado no 1º ano do Ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Várzea Nova .Segundo a mãe anammese com a mora com ela o padastro e seus 5 irmãos de 17/14/11/01 anos e a caçula recém-nascida ,Nascida de parto normal e no período a termo, foi amamentado por 02 anos,sorriu com 4 meses, sentou-se aos 10 meses, andou com 1 ano e 1 mês .Com essa idade tem dificuldade no controle da bexiga, urina ate 3 vezes na noite.
Sua linguagem é pobre, fala com erros, ”grosseiro” carinhoso com todos, consegue aprender é inteligente –fala sua genitora -.
Possui condutas inadequadas: Muito agitado destrói tudo, quebra brinquedo, rasga livro, arranca plantas[ ...] Costuma briga com os irmãos e é agressivo verbal e quer fisicamente agredir o padastro. A reação espontânea  dos colegas de sala e no cotidiano com ele é de rejeição, por conta do seu comportamento .A mãe recebe queixa desde o primeiro dia de aula até então estas constantes .Ao ser solicitado para da recados,as realiza coerentemente.
Em sala de aula com os colegas o aluno também  apresenta atitudes e comporta mentais indisciplinar , sem motivo aparente agredi os colegas a todo tempo, bem como destrói objetos alheios, há um descumprimento sucessivos de regas , inclusive desrespeita com o decente .Criança temperamental e impulsivo.
Caso de MarloResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
O menor nasceu em 16/12/2010, estuda 2º ano do Ensino Fundamental  I, freqüentou anteriormente a Creche por 2 anos .Mora com sua mãe e Irma de 3 anos, seu genitor.
   Nasceu de parto normal a termo com 2.900kg, após 06 dias do parto a mãe relata ter tido uma hemorragia. Foi amamentado por 3 anos, sentou-se com 06 meses , andou com 1 ano e 3 meses , falou com 2 anos e  meses gritava .
  Neste período um fato ocorrido é pertinente relatar aos 2 meses de nascido  Marlo caiu do colo e da cama batendo assim a cabeça  no chão .
  Sua gentileza relata alto destrabilidade, lenta nas conclusões das atividades-dificuldade em conhecer as letras, ler, caligrafia  ilegível incompreensível, houver sempre uma agitação,comportamento deste que freqüentou a Creche , a mãe sempre foi chamada para conversar sobre. Grita muito desde pequeno, desobediente com os pais, não e muito carinhoso, briga muito com a irmã.Baixa auto-estima, tendo preconceito consigo próprio.
Caso de FabrícioResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Continuação de Fabricio : por este motivo tem aversão ao pai.Mora com sua genitora e o padastro o qual tem como filho é unigênito .Fazia acompanhamento psicológico .Fazia acompanhamento psicológico e atual não o faz.Freqüenta o AEE- Atendimento Educacional Especializado – na SRM- Sala de Recurso Multifuncional desde 2015.
Ainda não consegue dar recados,fazer compras,quando lhe é solicitado sempre troca as mercadorias .Não reconhece dinheiro,é obediente em casa,interage com amigos na rua que reside , as vezes fica agitado e grita [...]
Caso de Davi OliveiraResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Nascido em 22/01/2007, a termo em hospital não havendo aparentemente nenhum problema .Mora com seus pais e duas irmãs uma de 16,e a outra de 12 anos .A de 16 anos é laudada com deficiência intelectual.
Não ingere nenhum medicamento, em borá os pais suspeitam   que ele tem algum problema na mente, pois ele não aprende esta na escola desse do 05 anos, sugeriu uma investigação com um neuropediatra como foi feito com sua mana primogênita ,quanto ao seu desenvolvimento inicial de recém-nascido   não souber informar.
Aos 10 anos ainda esporadicamente urina natural. Possui alguma dificuldades em se vestir-se corretamente, há pecas e modelos de roupas que veste ao contrário necessitando da ajuda do pai ou da sua Irma caçula .
Durante essa década foi internado uma vez por 30 dias por ser contaminando por calazar.Criança  saudável, calma,gosta de brincadeiras excessivas, as vezes incomoda as pessoas com quem convivem. È obediente com esta idade não consegue dar  recado orais, sempre confunde o que lhe é solicitado, sua conversa é sem nexo, não conhece nossa moeda.

Iniciou sua vida escolar na Creche, aos 3 anos hoje na       ano de Ensino fundamental  não ler e não escreve de acordo a serie que se encontra .Em 2007 submeteu em uma avaliação psicopedagógica  onde detectou-se normalidade, e que se faz necessário avaliação de    outro profissionais bem como limite do seu lar.
Obs:Foi encaminhado para a realização da encefalograma, em seguida avaliação pericial.CID F72.1/R75.1.Por correr riscos constantes e necessitar de vigilância diária .

Caso de João AlexandreResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
  Criança co 07 anos, pais separados, mora com sua genitora e suas duas irmãs de 06 e 03 anos  . Seu pai mora em outro país e não mantém contato – não o conhece –
  Nascido de parto normal e pré-termo, foi amamentado durante seus primeiro ano de vida, atualmente não tem sono tranqüilo, falando muito a noite- dormindo –
  A mãe salienta que o mesmo possui uma imaturidade cronológica, por este motivo faz terapia com a psicóloga quinzenalmente, não é afetivo, muito distraído.
  Freqüentou Escola de Educação Infantil por 3 anos ainda segundo  era agressivo nessa época  , atualmente estuda , atualmente estuda  2º  ano do Ensino fundamental I , conhece as letras , embora tenha dificuldade na leitura . Sua mãe, não tem uma alimentação regada de frutas, verduras e legumes, embora goste bastante de comer.
  Em casa gosta muito de brincar e é cuidadoso com seus brinquedos. Sua mãe não é permissiva para brincar com outras crianças. Não é de conversa com a mãe, repete o que assiste em novelas. Possui baixo percepção de detalhes, “finge que não escuta “relata a genitora .
Caso de João VitorResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Apresenta de 09 anos, nasceu de cesariana a termo, não foi amamentado, engatinhou muito pouco, andou e falou com 1 ano segundo dia avó.
  Criado pelas avós desde 08 meses, nunca usou óculos, embora aparente sinais de baixa visão, encaminhado para a perda total. Sua dificuldade é tremendo para visualizar TV, objetivo, ler,aproxima cerca de 5cm de proximidade .Há muitos casos de problemas de visão na família João Vitor nasceu com os olhos vermelhos e sempre apresentou sinais de baixa visão .
Caso ViniciusResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Nascido de cesariana pós termo de uma semana, pesando 3.800kg, ficando 15 dias na UTI por ter icterícia.Foi amamentado por 2 anos sentou-se com   meses , andou com 9 falou com.
  Atualmente com 07 anos, sua mãe relata que Vinicius queixa-se de olhos cansado e pesado. A mãe acredita que ele pode ter descolado a retina por pancada na cabeça , ter nascido com esta deficiência ou a UTI prejudicou a visão pois no período de 15 dias internados, seus olhos não receberam proteção, o que seria obrigatória ter acontecido quando nasceu que permanecem na incubadora .
 Recentemente o oftalmologista constatou deslocamento da retina- Córneas vivas  - Ele não faz uso de colírio ou óculos,o mesmo tem rejeição á deficiência .
 Vinicius mora com sua mãe, e seus irmãos de 07 e 01 ano. Seu genitor
Caso de FábioResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Adolescente de 15 anos reside com os pais e suas irmãs de 08 e 02 anos 09 família do coração . Segundo o seu  padastro  sempre ajuda no afazeres da roça, e a mesma tem dificuldades em aprender a ler,escreve e contar, freqüenta 4º ano do Ensino Fundamental ,
Fabio foi adotado- Aos dois anos seu genitor lhe entregou para a família atual, sua genitora não matem contato.
Em casa só obedece ao pai, entra em conflito com a madrasta e irmãs.
Para conta seu contexto, não houve possibilidades de  maiores detalhes sobre o passado /nascimento e infância do mesmo  .



Caso de FabrícioResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Aprendente na 3º ano do Ensino Fundamental I, 10 anos, não possui laudo especifico. Pais separados, o seu genitor é total mente ausente, Fabrício por este motivo tem aversão ao pai.Mora com sua genitora e o padastro o qual tem como filho é unigênito .Fazia acompanhamento psicológico .Fazia acompanhamento psicológico e atual não o faz.Freqüenta o AEE- Atendimento Educacional Especializado – na SEM- Sala de Recurso Multifuncional desde 2015.
Ainda não consegue dar recados,fazer compras,quando lhe é solicitado sempre troca as mercadorias .Não reconhece dinheiro,é obediente em casa,interage com amigos na rua que reside , as vezes fica agitado e grita [...]
Iniciou sua vida escolar na Creche, aos 3 anos hoje na       ano de Ensino fundamental  não ler e não escreve de acordo a serie que se encontra .Em 2007 submeteu em uma avaliação psicopedagógica  onde detectou-se normalidade, e que se faz necessário avaliação de    outro profissionais bem como limite do seu lar.
Obs:Foi encaminhado para a realização da encefalograma, em seguida avaliação pericial.CID F72.1/R75.1.Por correr riscos constantes e necessitar de vigilância diária .
Caso de Ismael
Resultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
Aparentemente com 13 anos, mora com sua genitora, padastro e seus dói irmãos de 16 e 11 anos.Nascido de parto normal,a termo amamentado até 2 anos e meio ao 4 meses teve uma parada cárdica, foi reanimado ficando internado por 8 dias.Fez  acompanhamento com fisioterapeuta por 4 anos .Não possuem   informação sobre seus desenvolvimento infantil, há histórico de  familiares com estado de convulsão constante, desmaia e manhas no cérebro- mãe-.
Segundo parecer pedagógico da escola anterior o pré-adolescente ainda não desenvolveu as habilidades necessárias considerando idade/serie, nos aspecto sócio afetivo demonstra previsão violenta desagregadora , bem como ineficiente no prioritário e ineficiente no prioritário, apresentando insegurança e sendo necessário o apoio constante de um educador nas intervenções diretas, possui dificuldades no trabalho coletivo com os colegas de sala.
Possui dificuldades  de argumentação e participação oral necessitando de questionamentos dirigido da docente,não consegue ainda organiza e reter informações com coerência .
Gosta de manusear livros e revistas e fazer pseudaleitura, desenhar e colorir. Consegue escrever  seu nome com letras caixa alta.Na linguagem matemática não é diferente, demonstra limitação, consegue fazer relatos de sua vida.  


Caso de MarloResultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola
O menor nasceu em 16/12/2010, estuda 2º ano do Ensino Fundamental  I, freqüentou anteriormente a Creche por 2 anos .Mora com sua mãe e Irma de 3 anos, seu genitor.
   Nasceu de parto normal a termo com 2.900kg, após 06 dias do parto a mãe relata ter tido uma hemorragia . Foi amamentado por 3 anos, sentou-se com 06 meses , andou com 1 ano e 3 meses , falou com 2 anos e  meses gritava .
  Neste período um fato ocorrido é pertinente relatar aos 2 meses de nascido  Marlo caiu do colo e da cama batendo assim a cabeça  no chão .
  Sua gentileza relata alto destrabilidade, lenta nas conclusões das atividades –dificuldade em conhecer as letras, ler, caligrafia  ilegível incompreensível, houver sempre uma agitação,comportamento deste que freqüentou a Creche , a mãe sempre foi chamada para conversar sobre. Grita muito desde pequeno ,desobediente com os pais, não e muito carinhoso, briga muito com a irmã .

 Resultado de imagem para imagens sobre inclusão na escola


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário