segunda-feira, 15 de junho de 2015

PC no Ensino Médio / Links de vídeos sobre inclusão




 

Roseli Brito Uma das grandes queixas dos pais de crianças e jovens com de ficiência matriculados em escolas regulares é a dificuldade de adaptação dos filhos ao ambiente escolar. Isso porque, se por um lado o convívio com colegas proporcionado pelas escolas regulares estimula os alunos com deficiência, por outro a falta de pessoas capacitadas para dar a eles o suporte necessário acaba dificultando a participação.
Mas esse problema, felizmente, parece estar prestes a diminuir. A comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara federal aprovou, em caráter conclusivo, medida que obriga as escolas regulares a oferecer cuidador para alunos com deficiência, se for verificado que o mesmo precisa de apoio individualizado.
A legislação brasileira incentiva a inclusão no ensino regular. Por isso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) prevê o serviço de apoio especializado aos alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares. O projeto inclui explicitamente o cuidador como parte desse suporte, desde que necessário.
=================================
VIDEO 1: INCLUSÃO:COMO FAZER: ACESSE AQUI VIDEO NO. 1
VIDEO 2: 7 DEVERES DO PROFESSOR: ACESSE AQUI VIDEO NO. 2
VIDEO 3: TRABALHO PEDAGOGICO: ACESSE AQUI VIDEO NO. 3
Hoje, estou enviando o Video : Trabalho Pedagógico, acesse abaixo
VIDEO INCLUSAO  - TRABALHO PEDAGOGICO


Roseli Brito
================================================================
COMPARTILHE COM OS AMIGOS: Peça para eles acessarem o link abaixo:
CADASTRO PARA ACESSAR OS VIDEOS DE INCLUSÃO CLIQUE AQUI




Questões para Pensar:
Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif O ambiente que o PC convive não contribui para seu desenvolvimento?
Com certeza, pois a estimulação ambiental é o que irá lhe favorecer o uso de ferramentas e oportunizar as suas aprendizagens e também a plasticidade cerebral pela estimulação essencial.É a partir das constantes intervenções do meio que este sujeito poderá desenvolver sua plasticidade cerebral e suas possibilidades para a aprendizagem.
Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Até que ponto o aluno PC responde ao que lhe é ensinado?
Dependerá do grau de paralisia do sujeito, que determinadas áreas cerebrais foram afetadas com a lesão. Ele poderá entender e muitas vezes não consegue responder o que lhe é solicitado. Portanto, faz-se necessário que o educador possa utilizar metodologias diferenciadas como o método Bliss, comunicação alternativa e recursos de tecnologia assistiva. 

Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Existe algum grau de aprendizagem que o aluno PC não consegue atingir? Você trabalha com alunos com PC?
Existem diversos níveis de paralisia cerebral, como vimos em aula, dependerá que área foi lesada e qual hemisfério está preservado, portanto algumas praxias (desenvolvimento motor) e gnosias (conhecimento) ele poderá não executar algumas atividades, por isso o educador deve saber quais as possibilidades deste aluno.
Eu sou pesquisadora e psicopedagoga de alunos com NEE tbm acompanho crianças e adolescentes com as mais diversas patologias cerebrais e posso dizer que todos tem potencial para aprendizagem vai depender da plasticidade cerebral e tbm dos apoios a ele, muitos necessitam de terapia ocupacional, fisio e fono como reabilitação postural e de linguagem.

Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Se uma criança PC necessita de atenção especial e de profissionais especializados, como incluí-las em escolas regulares com muitos alunos em uma única sala e com profissionais sem a devida especialização?
Todos necessitam de atenção especial, qto ao tipo de paralisia dependendo do grau este sujeito não conseguira desenvolver tarefas pedagógicas com uma turma muito grande, porém com o uso de adaptação curricular e de recursos específicos poderemos criar um ambiente favorecedor de suas aprendizagens, alguns PCs só apresentam comprometimento motor não afetando a cognição, outros afetam a linguagem e outros a cognição e para isso faz-se necessário um profe. de apoio ou então alguém da ed especial para orientar o trabalho pedagógico do professor. Em certos aspectos o trabalho de reabilitação com fisioterapeuta será imprescindível, o ideal seria uma turma heterogênea e com número compatível p/ o professor prestar o apoio necessário, sabemos que nem sempre isto é possível.
Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Quando vejo um paralisado cerebral que não irá (provavelmente não da forma usual) falar e andar como outros alunos, será que também não nego que pense, e que necessita dar forma a este pensamento, seja através de que suporte for? Como devo me empenhar para saber ouví-lo?
Se ele já possui uma lesão com certeza certos movimentos ou até mesmo execução de tarefas ele não terá disponibilidade corporal para realização, nunca poderei compará-los com seus colegas ditos “normais”, pois a aprendizagem dele é diferenciada, portanto quando falamos da inclusão de alunos com NEE, temos uma legislação específica para estes alunos e que todo o projeto pedagógico deve adequar-se a este alunado. Por isso a necessidade de um suporte diferenciado e também de uma orientação ao professor, pois qualquer forma de comunicação deste aluno é diferentes dos demais da turma e aos pouco o grupo vai reconhecendo e sabendo como manter essa comunicação, muitos talvez não consigam expressar-se oralmente e precisaram utilizar-se de comunicação alternativa.

Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif
 Como é essa questão de que o PC não pode ser curado em sentido restrito?
Ainda não existe cura para paralisia cerebral, no momento que uma área do cérebro é afetada=lesionada esta área não se restabelece, porém poderá ocorrer a plasticidade cerebral, uma melhora do potencial de certas zonas-áreas cerebrais, mas cura é irreversível nos quadros lesionais.
Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Tenho um aluno PC na escola e é uma situação bastante complicada para trabalharmos. O aluno tem uma visão muito prejudicada, não fala, dificilmente conseguimos compreender algum tipo de reação. Caso nós não dermos comida a ele ou água acredito que ele morra de fome e sede. Acredito que a maior reação que o aluno teve até hoje, desde o ano passado foi quando estava na sala de informática e movimentou as mãos para apertar as teclas do teclado. Em alguns dias o aluno sorri bastante e fica agitado quando eu ou a outra professora se aproxima dele. Segundo a mãe o aluno fica triste quando algo que ele esperava não acontece, como eu ter dado um beijo nele. Gostaria de saber se há algum meio para atingir este aluno?
O que pode acontecer na situação de ensino-aprendizagem é que este aluno poderá entender e muitas vezes não consegue responder o que lhe é solicitado. Portanto, faz-se necessário que o educador possa utilizar metodologias diferenciadas como comunicação alternativa e recursos de tecnologia assistiva. Aos poucos o professor vai reconhecendo qual a melhor forma de abordagem para este aluno, talvez este sujeito não conseguira desenvolver tarefas pedagógicas com uma turma muito grande, porém com o uso de adaptação curricular e de recursos específicos poderemos criar um ambiente favorecedor de suas aprendizagens, em nossa experiência com sujeitos paralisados ou lesionados cerebrais as respostas são diferenciadas por que são sujeitos diferentes, cada um é único e sua subjetividade também. Alguns gostam de ser beijados e isso não depende da paralisia cerebral e sim do sujeito.

Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Acho fascinante o trabalho, pois muitas vezes temos vários tipos de PC na mesma sala ou o mesmo tipo mas com reações e atitudes, e aprendizagens totalmente diferentes. Considero um grande desafio, procurar descobrir como chegar até essa criança que muitas vezes não consegue realizar os movimentos direitos mas entende tudo que acontece a sua volta, ou nem é tão comprometido fisicamente, mas sua aprendizagem é mais demorada. Cada caso é um caso, e acho que isso me fascina, pois torna mais imprescindível ainda considerar cada aluno e não generalizar porque têm PC. O que você acha?
Concordo plenamente com vc e que bom que tens este olhar qto a esta patologia e o modo de agir com eles. É importante que o professor tenha consciência de que este sujeito tem potencial para aprender, porém suas possibilidades não são iguais a de outros alunos que tenham talvez PC tbm. Cada sujeito é ímpar no aprender independente se possui NEE ou não.
Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Considerando a “plasticidade” do nosso cérebro, podemos dizer que o bloco II pode auxiliar o bloco I?
Essa resposta poderá ser respondida pelo Dr. Claus.
Descrição: http://www.proinesp.ufrgs.br/.faq/bullet.gif Gostaria de saber mais sobre o sistema de avaliação, escala de maturidade mental Columbia e do teste de vocabulário por imagem? Como podemos encontrá-los? Eles podem ser aplicados com meus alunos PCs?
A avaliação do alunado com PC deverá ser realizada de forma diferenciada, seguindo a indicação da legislação vigente do MEC entre no site www.mec.gov.br/seesp.
Esta metodologia é usada na Espanha podes procurar na seguinte bibliografia. César Coll, Psicologia da educação vol. III Necessidades educativas especiais na sala de aula. ARTEMED, Porto Alegre, 2004 .

Colaboração da pesquisa da professora de AEE/SRM ,de Várzea Nova - JILVANI ROCHA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário