quarta-feira, 6 de maio de 2015

Soft Keyboard Mouse (SKM) PROGRAMA desenvolvido PARA pessoas com PARALISIA CEREBRAL P.C.


O SKM possibilita o uso do computador através da tecla única
controlando tanto as funções de mouse como as de teclado. O SKM é
compatível com as interfaces de tecla única, sensor óptico e sensor de flexão
na versão mouse.

1. Uso
O SKM funciona por varredura. Escolha a linha da letra ou ação desejada
acionado a interface quando a mesma estiver ativa. O SKM passará a varrer as
colunas para seleção da letra ou ação. Após varrer duas vezes as colunas sem
nenhum acionamento o SKM volta a varrer as linhas.

2. Painéis
O SKM é composto de três painéis(fig1.1).
Figura




No Painel principal estão as teclas de caracteres alfa e teclas especiais.
Painel Secundário pode ser comutado através do Painel de comandos para
exibir acentos, símbolos, setas, números e funções do mouse.
Painel de comandos apresenta as funções do painel secundário.

3. Teclas Especiais
O SKM tem algumas teclas especiais à tabela 1 descreve cada uma delas.
Teclas painel de comandos
Ir para painel de acentos
Ir para painel numérico
Ir para painel de símbolos
Ir para painel do mouse
Ir para painel de setas
Ir para painel Principal
Tabela 1
Teclas painel principal e secundário
Shift
Ir para painel de comandos
Delete
Ir para painel secundário
Fixa / Caps Lock
Painel Setas: seta à esquerda
Painel Mouse: movimenta mouse para esquerda
Alt
Painel Setas: seta à direita
Painel Mouse: movimenta mouse para direita
Cotrol
Painel Setas: seta à cima
Painel Mouse: movimenta mouse para cima
Back Space
Painel Setas: seta à esquerda
Painel Mouse: movimenta mouse para baixo
Enter (Return)
Clique do mouse
Tecla windows
Duplo clique do mouse
Tecla options
Agarrar com o mouse
Tabela 2




4. Menus
O SKM tem varias configurações disponíveis em seus menus:

Arquivo -> Layout
Configura qual o layout do painel principal. O Layout MAISUSADA onde
as letras mais usadas ficam a esquerda tem melhor desempenho. O Layout

MOUSE esconde o painel de comandos e painel principal.
Opções -> Tempo de Varredura

Define o intervalo da Varredura, ou seja, o tempo para ocasionar a
mudança de linha ou colunaOpções -> Som

Define qual o tipo de alerta sonoro a ser usado ou desabilita esse
recurso.

Opções -> Caixa Alta
Define que as letras vão ficar sempre em maiúscula, com essa opção
igual a “sim” as teclas Shift e Fixa perdem seu efeito.
Mouse -> Aceleração

Desligada faz o movimento do mouse ficar uniforme. Ligada faz o
movimento do mouse começar lento e ir aumentando a velocidade do
movimento com o passar do tempo.
Mouse -> Acionamento

O acionamento por pressão acontece enquanto a interface estiver
acionada. O movimento por toque inicia com acionamento da interface e cessa
quando ela e acionada novamente.
Mouse -> Velocidade
Define a velocidade do movimento do mouse



FOTOS SOBRE O USO DESTE PROGRAMA COM ALUNO PC










ALUNO COM PC cursando ENSINO MÉDIO NO município de VÁRZEA NOVA SEMPRE FREQUENTOU SRM/AEE


O CASO
           

O aluno Ítalo é um menino de 15 anos, matriculado no Ensino Médio  na escola estadual Adjaci MARTINS DURANS;próximo a sua residência no município de Várzea Nova-BA. A turma que frequenta no ensino regular (1º ano matutino) está em sua mesma faixa etária, muitos dos alunos são seus colegas desde o maternal. Seus sentimentos de alegria ou tristeza são veiculados e reconhecidos através de sua expressão facial. O mesmo permanece quase a totalidade de seu tempo diário numa cadeira de rodas específica para sua deficiência e idade.
            Convive com seus pais e um irmão caçula e gosta, como toda criança de sua idade, de assistir televisão, vídeo game e outros jogos de computador. Os quais joga com o auxílio de outra pessoa, pois não possui coordenação motora para segurar objetos. Na escola assiste às aulas na cadeira de rodas sendo acompanhado por uma auxiliar. Seus colegas já estão habituados com sua convivência e assumem uma postura de colaboração em relação ao mesmo.
            A paralisia cerebral que acomete Ítalo foi detectada nos seus primeiros meses de vida. Após uma série de diligência em unidades de saúde e hospitais, seus pais foram orientados a procurar auxílio no Hospital Sarah Kubitschek (Especializado) em Salvador. Onde foi diagnosticada a paralisia cerebral em decorrência de complicações no parto, que interrompeu temporariamente o suprimento de oxigênio ao cérebro causando neste, lesões que resultaram na referida paralisia, afetando assim todo o seu aparelho locomotor, mas, mantendo intactas as funções cognitivas.
            Segundo o Código Internacional de Doenças, edição n.10 (CID-10) a paralisia cerebral que acomete Ítalo é codificada pela sigla F83 que refere-se aos “Transtornos específicos mistos do desenvolvimento” os quais afetam “o desenvolvimento da fala e da linguagem, das habilidades escolares e das funções motoras, mas sem que nenhum desses elementos predomine suficientemente para constituir o diagnóstico principal.” segundo o mesmo CID-10.
            Até a idade de 04 anos era relativamente frequente sua internação no referido hospital por um período de aproximadamente 30 dias para a realização de acompanhamento e outras intervenções. Atualmente o mesmo frequenta esse mesmo hospital apenas uma vêz ao ano para avaliação por equipe multidisciplinar com o objetivo de acompanhar e monitorar seu desenvolvimento motor, físico, cognotivo e psicológico.
            No primeiro semestre de 2011 Ítalo recebeu do Hospital Sarah Kubitschek um programa de computador denomiado Programa de Comunicação Alternativa que após instalado no computador da Sala de Recursos possibilitou ao mesmo a realização (com o auxílio da professora da sala de recursos) de operações na máquina, com um auxílio de um mouse especialmente adaptado para ser acionado com o lado direito posterior (parte de trás) de sua cabeça, quando posicionado no lado direito do encosto para a cabeça da cadeira de rodas.
            A comunicação de Ítalo se dá pela expressão facial, movimento dos olhos para a direita e esquerada e das pálpebras, esses – juntamente com o movimento lateral da cabeça  para a direita - são os únicos que Ítalo consegue coordenar. Por isso, são poucas as pessoas com as quais ele consegue se comunicar, pois são poucos os que entendem esses seus códigos de comunicação (exemplo: após lhe fazer uma pergunta que tem como resposta um “sim” ou um “não”, o “sim” é dado por uma forte e nítida piscada das palpebras; o “não”, se traduz pelo movimento lateral dos olhos, ele olha para um lado e para outro de forma regular e determinada).
            A vista deste aspecto na comunicação, é frequente – em alguns momentos – Ítalo demonstrar irritabilidade e angústia (através das expressões faciais) por não ser compreendido de forma rápida e precisa pelos seus interlocutores. Apesar disso, o mesmo entende e interpreta todas as perguntas e outras comunicações que lhe são dirigidas. O Programa de Comunicação Alternativa irá ampliar seu leque de recursos para se comunicar com os outros, pois permite que o mesmo emita respostas mais complexas e completas. O já citado cientista Stephen Hawking se utiliza de um computador acoplado à sua cadeira de rodas com um programa similar. Ítalo esta em fase de treinamento com este programa e já escreve algumas palavras com o auxílio do computador e de sua professora de educação especial.Tem apoio de uma cuidadora  que tem como função:



Foto com a cuidadora:









http://desenvolvimento-infantil.blog.br/lei-quer-garantir-cuidadores-nas-escolas-para-criancas-com-deficiencia/

http://www.apaeminas.org.br/noticia.phtml/51523

http://www.omep.org.br/noticias_ver/827/presenca-de-cuidador-para-aluno-com-deficiencia-pode-se-tornar-obrigatoria

Quanto às responsabilidades e tarefas do cuidador educacional para alunos com NEEs

Há que se ressaltar a existência de diferenças significativas entre as funções de cuidador e as funções de auxiliar ou técnico de enfermagem. O cuidador está apto a auxiliar a pessoa assistida no desempenho das atividades cotidianas e corriqueiras, tecnicamente chamadas de Atividades de Vida Diária – AVD e Atividades de Vida Prática – AVP. Os profissionais da enfermagem, por sua vez, atuam com pessoas cuja dependência de cuidados se origina por razões de patologias e traumas e não se restringe a auxiliar nas atividades cotidianas, envolvendo práticas próprias da área de saúde como realizar medidas dos sinais vitais e outras, além de efetivar as prescrições médicas junto ao paciente. A atuação destes, na maioria das vezes dura o tempo da evolução da enfermidade, enquanto que o cuidador tem sua função estendida há um tempo maior, uma vez que atua com pessoas que estão em uma condição de dependência.

Exemplos de tarefas do cuidador na escola

Auxiliar parcialmente ou realizar pela pessoa assistida:
·Alimentar
·Vestir
·Preambular ou locomover
·Realizar higiene corporal
·Manipular objetos
·Sentar, levantar, transferência postural
·Escrever, digitar
·Comunicar-se
·Orientar-se espacialmente
·Brincar
·E outras

A figura do cuidador na escola garantirá que alunos com limitações de comunicação, de orientação, de compreensão, de mobilidade, de locomoção ou outras limitações de ordem motora, possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos educadores durante as aulas e nos períodos extraclasse, viabilizando assim sua efetiva participação na escola.

O professor não possui condições de trabalho que permitam que ele exerça essa função junto ao alunado. Por sua vez, a necessidade deste cuidado é inconteste no âmbito da escola e sua disponibilização é medida fundamental e imprescindível para a efetivação da educação inclusiva em nosso país.




Quanto à obrigação do Estado

Considerando o exposto, o Estado deverá garantir a oferta deste profissional para essa população pela área da educação, através das secretarias estaduais e municipais de educação.

Caberá a área de educação, por meio da SEESP/MEC regulamentar os cursos de formação desses profissionais, particularmente seus conteúdos, considerando o conjunto de suas tarefas no espaço da escola.


INFORMAÇÕES SOBRE TRAMITAÇÃO DE PROJETOS DE LEI E OUTROS
INSTRUMENTOS LEGAIS NO ÂMBITO FEDERAL E ESTADUAL

Atualmente estão em tramitação, na Câmara dos Deputados, dois projetos de lei, apensados, sob os registros nº 6.966/2006, de autoria do Deputado Inocêncio Oliveira e nº 2.880/2008, do Deputado Otavio Leite, ambos objetivando a regulamentação da profissão de cuidador.

Ao analisar as proposições verifica-se que ambas estão motivadas em função das necessidades da população idosa e se referem à atuação do cuidador no âmbito domiciliar ou institucional, ainda que o segundo seja um pouco mais abrangente ao referir-se à profissão como “cuidador de pessoa”. Pelo exposto, acredita-se que seria mais adequado e eficiente se os projetos de lei se coadunassem com a Classificação Brasileira de Ocupação – CBO (2002), no referido código, abrangendo outras populações igualmente beneficiáveis, atuação em outros espaços, com outras preocupações que não exclusivamente o bem estar físico e a saúde das pessoas assistidas.
No âmbito do legislativo, no Estado de São Paulo há uma moção nº 99/2009, de autoria do Deputado estadual Luis Carlos Gondim, de apoio ao projeto nº 6.966/2006, cujo autor é o Deputado Inocêncio Oliveira. Ressalte-se que o texto da moção (anexo) enfatiza o papel do Estado na disponibilização do cuidador em seus quadros funcionais.

Acredita-se que a inserção da função na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO (2002) é suficiente para garantir sua existência e o reconhecimento social e institucional. Sua regulamentação só se faz necessária se julgar-se imprescindível a exigência de capacitação em cursos formais reconhecidos.

CONCLUSÃO


A disponibilização do cuidador na escola, pelos órgãos públicos brasileiros responsáveis pela educação, nos âmbitos municipais, estaduais e federal, é medida imprescindível e não dependente de regulamentação, para viabilizar o atendimento às necessidades de cuidados e apoio às atividades de vida diária e vida prática aos alunos com limitações funcionais ou deficiências, viabilizando, assim, seu ingresso e permanência na escola, direito básico à educação garantido constitucionalmente.







Um comentário: