quinta-feira, 19 de março de 2015

REGISTRO FINAL - 2014


Ad. G. L.

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       Aluna diagnosticada com “Discalculia” é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números.
Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
Problema: Desenvolvimento afetivo, social e de aprendizagem (discalculia [... é uma dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir a adequada proficiência neste domínio cognitivo, a despeito de inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação...], UM POUCO de disgrafia [apresenta uma escrita ilegível decorrente de dificuldades no ato motor de escrever, alterações na coordenação motora fina, ritmo, e velocidade do movimento, sugerindo um transtorno práxico motor (psicomotricidade fina e visual alteradas).Déficit de atenção.
Potencialidades de Adrielle:
* Gosta de ler, faz isso com desenvoltura e interpreta satisfatoriamente.
     * Realiza todas as atividades propostas.
     * Compreende ordens.
     * Tem bom comportamento.
     * Realiza produções (desenhos / textos).
     * Oratória satisfatória.



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                                     Dificuldades visíveis de Ad.Resultado de imagem para imagem de inclusão escolar discalculia

    * Raciocínio lógico, resolução de situações problemas, escrita (caligrafia).
    * Tem traço de disgrafia (letra feia “ilegível”).
    * Cálculo mental.
    * Esquecimento (de frequentar o AEE), por ex. realizar atividades.
    * Autoestima fragilizada por ter discalculia e questões familiares que lhe afeta (mãe / pai).
*Déficit de atenção, conseguir realizar atividades sem acompanhamento sistemático do professor.

Este ano de 2014, o trabalho com Adrielle, foi pensado privilegiando estes jogos/atividades:

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Jogo da memória – motricidade fina, memória, hipótese,  cores e estratégias.
Resta um – formas, regras e estratégias.
Quebra-cabeça – motricidade fina e memória, formas,  hipótese, cores, análise-síntese, figura-fundo e estratégias.
Arquiteto – planejamento, equilíbrio, motricidade fina e  estratégias.
Cilada – percepção de formas, encaixe, motricidade fina, organização, plano mental, projeto e criatividade.
Tangran – formas geométricas, buscas de solução, percepção  de figura e formas, hipótese, paciência, regras, motricidade fina e representação mental.
Material dourado e o ábaco – trabalhar o sistema de numeração decimal.






Resultado de imagem para imagem de inclusão escolar discalculia        "Em sala de aula, o discalcúlo tem dificuldade com noção de tempo, de grandeza; demora a aprender a contar e a sequenciar números. Também se complica na hora de       memorizar regra de jogos, não monta boas estratégias, tem dificuldade para lidar com dinheiro. É muito difícil que faça cálculos mentais ou decore tabuadas".

        



 Alguns registros por AEE na SRM da Escola  C.E.J.S.O.  em 2014.


 Atividades desenvolvidas com a aluna A. L.
Explicitação de atividades desenvolvidas com jogos pedagógicos e outros ( atividade impressa , no caderno, colagem, pintura e atividades desenvolvidas no computador).

Síntese dos registros  por  atividades realizada:

1. Casa de carne, Nesta atividade envolveu as 4 operações e valor monetário,A. TEVE DIFICULDADES EX.6kg da picanha  custa 15.00 reais =90.00reais quantas cédulas necessita-se?(cédulas) Uma de 50 reais e 4 de 10 reais=90,00reais o total geral site: http://www.escolagames.com.br/jogos/casaDeCarne/

2. Batalhas dos números aprender maior que/menor que com os dois símbolos e envolvendo as 4 operações.SITE http://www.escolagames.com.br/jogos/batalhaNumeros/

3. Quebra-cabeça/animais site: http://www.supercerebro.com.br/metodo.htm
 Atividade mimeografada de matemática (adição e subtração)
4. Compras da Zuzu/adição


6.14/08/14http://www.escolagames.com.br/jogos/papagaioBrasil/  atividade em dupla com AI. Forma divertida de estudar o mapa do Brasil e de aprender os nomes das capitais e a localização dos estados brasileiros.

7. http://www.escolagames.com.br/jogos/casaMagica/Através do jogo, as crianças aprendem a utilizar a bússola, e fixam os nomes dos 04 pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste).

8. http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/O jogo estimula a capacidade de estabelecer relações, além de ser uma divertida atividade de aperfeiçoamento da coordenação motora.


                                                                                                                          
11.JOGO-1 Atenção espacial: siga aquele cérebro! http://www.cerebronosso.bio.br/exercite-seu-crebro/
 Este é um jogo manjado, porém muito divertido: você consegue acompanhar um objeto que se move pela tela?
 Habilidades específicas:
- atenção visual espacial (córtex parietal);
- manutenção de objetivo e supressão de distratores (córtex pré-frontal);
- Planejamento estratégico (córtex pré-frontal dorsolateral)
12. Jogo- 2 Planejamentos estratégicos: Torre de Hanói
 Este é um clássico dos testes de habilidades cognitivas. Se você não conhece, comece pela versão mais fácil, com apenas três discos, e vá aumentando o número.
O Dino quer brincar no mundo mágico e para isso precisa de sua ajuda com a tabuada. Escolha uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura!
Jogo educativo com tabuadas de multiplicação, divisão, subtração e adição.

14. Jogos de perguntas e respostas,  tem por objetivo testar sua capacidade de raciocínio rápido http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogos-de-perguntas-e-respostas/
                                             
 Aprendendo as horas - 15.03-11-2014
APRENDENDO AS HORAS: Ajuste os ponteiros do relógio para a hora indicada, reforça a memorização dos números e desenvolve o raciocínio de cálculos relacionados à divisão/fração.

Problemas de matemática: 16.10/11/2014
 Antônio tinha 17 caixas com 16 cadernos cada uma. Um amigo lhe deu mais 14 cadernos. Quantos cadernos ele tem agora? Parte superior do formulário

Leitura do livro: brincar de quê? E Dom  Ratão o rei da confusão, A bela dança da Lua e do Sol,ler com desembaraço, compreendendo perfeitamente do que se tratava a temática do livro.Parte inferior do formulário

18.11/11/14




Síntese dos registros:
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Nestes sites encontrei e realizei com Adrielle atividades para minimizar sua discalculia, nestas contemplaram os 5 itens fundamentais para a compreensão da matemática.São eles: Fundamentos, Números e Operações, Espaço e Forma,  Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação. Embora todo o trabalho pensado na dificuldade que o discálculo tem, finalizou o ano e Ad. Continuou aparentemente com os comprometimentos abaixo fragilizados: Organização espacial; ;Orientação temporal; Memória; Habilidades sociais; Habilidade grafa motoras; Linguagem/leitura(Na leitura sua desenvoltura é ‘perfeita”; Impulsividade;Inconsistência (memorização).
   Autoestima baixa por conta de sofrer Bullying (é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas). O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. “É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz(224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
      Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio. http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-escola-494973.shtml
     Segundo pesquisa A discalculia pode ser curada? A resposta simples é sim!
     O diagnóstico discalculia é sempre apenas uma descrição do atual estágio de desenvolvimento, aplicável por um período máximo de um ano. Como a criança desenvolve, as dificuldades que existiam no ano anterior podem ter minimizado ou quase desaparecem.    
    Se a criança está recebendo tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande. No entanto, muitas vezes algumas partes das dificuldades permanecem de uma forma suave, por exemplo, as dificuldades em recordar fatos numéricos. É habitual que os estudantes irão continuar a ter características destas dificuldades, de uma forma suave, em toda a vida adulta.
    Capacidade de concentração, no entanto, geralmente melhora consideravelmente, e que muitas vezes vem com a compreensão de conceitos matemáticos e símbolos. Todavia, não foi o que aconteceu com Adrielle, ficou perceptível que a aluna continua com as mesmas dificuldades do início de sua frequência na SRM/AEE.
   Mediante esta constatação penso ser o caminho uma maior investigação,no sentido de descobrir se a referida aluna tem (?) associada a discalculia.

PossibilidadesResultado de imagem para imagem de inclusão escolar discalculia
A discalculia pode ser curada? Sim.
  O diagnóstico discalculia é sempre apenas uma descrição do atual estágio de desenvolvimento, aplicável por um período máximo de um ano. Como a criança desenvolve, as dificuldades que existiam no ano anterior podem ter minimizado ou quase desaparecem. Se a criança está recebendo tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande. No entanto, muitas vezes algumas partes das dificuldades permanecem de uma forma suave. Por exemplo, as dificuldades em recordar fatos numéricos. É comum que os estudantes continuem a ter características destas dificuldades, de uma forma suave, em toda a vida adulta. A capacidade de concentração, no entanto, geralmente melhora consideravelmente, e muitas vezes vêm com a compreensão de conceitos matemáticos e símbolos.
        As avaliações são somente válidas por um tempo relativamente curto: Um ano para crianças e adolescente e menos de dois anos para adultos. Muitas vezes algumas partes das dificuldades permanecem de uma forma suave, por exemplo, as dificuldades em recordar fatos numéricos. É habitual que os estudantes irão continuar a ter características destas dificuldades, de uma forma suave, em toda a vida adulta. Capacidade de concentração, no entanto, geralmente melhora consideravelmente, e que muitas vezes vem com a compreensão de conceitos matemáticos e símbolos.
   Em meios a várias pesquisas estes aspectos chamaram-nos atenção: 12 a 16 anos.
Capacidade para usar números na vida cotidiana. Uso de calculadoras. Leitura de quadros, gráficos e mapas. Entendimento do conceito de probabilidade.
- Desenvolvimento de problemas.
- Falta de compreensão dos conceitos matemáticos
- Dificuldade na execução mental e concreta de cálculos numéricos
   Na discalculia, a capacidade matemática para a realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático, encontra-se substancialmente inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
    As dificuldades da capacidade matemática apresentadas pelo indivíduo trazem prejuízos significativos em tarefas da vida diária que exigem tal habilidade. Em caso de presença de algum déficit sensorial, as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmente a estas associadas.


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Diversas habilidades podem estar prejudicadas na discalculia:

- Linguísticas (compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de problemas escritos em símbolos matemáticos).
- Perceptuais (reconhecimento de símbolos numéricos ou aritméticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos).
- De atenção (copiar números ou cifras, observar sinais de operação).
- Matemáticas (dar sequencia a etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação).
·         Dificuldade na leitura, escrita e compreensão de números; em realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em sequencia; na compreensão de conceitos matemáticos; em lidar com dinheiro e em aprender a ver as horas, etc.




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O diagnóstico
      Na pré-escola, já é possível notar algum sinal do distúrbio, quando a criança com dificuldade em responder às relações matemáticas propostas - como igual e diferente, pequeno e grande. Mas ainda é cedo para um diagnóstico preciso. É só a partir dos 7 ou 8 anos, com a introdução dos símbolos específicos da matemática e das operações básicas, que os sintomas se tornam mais visíveis.
    É importante chegar a um diagnóstico o mais rapidamente para iniciar as intervenções adequadas.
 O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar - Neurologista, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Psicólogo - para um encaminhamento correto. Não devemos ignorar que a participação da família e da escola é fundamental no reconhecimento dos sinais de dificuldades.
    Porém, devemos ter muita cautela quanto ao diagnóstico da discalculia ou qualquer DA. Apesar de o professor dizer que não faz um diagnóstico da criança, ele estabelece que as dificuldades de aprendizagem são possíveis transtornos específicos de aprendizagem, tendo como causas a imaturidade, problemas psicológicos e sociais, justificado assim o por quê da criança não aprender.
    Antes de diagnosticar a discalculia, devem ser eliminadas outras causas de dificuldades, como o ensino inadequado ou incorreto; os problemas com visão; audição ou os danos ou doenças neurológicas e doenças psiquiátricas.
Devemos eliminar também a possibilidade de a criança apresentar acalculia ou pseudo discalculia.
    A acalculia é a total falta de habilidade para desenvolver qualquer tarefa matemática, que geralmente indica um dano cerebral. O problema aparece quando a criança é incapaz de aprender os princípios básicos de contagem. A falta de habilidade se torna mais evidente quando vai aprender a ordem dos números de 1 -10 ou quando vai resolver uma simples adição de 4 + 2 = 6. O grupo de pessoas com acalculia representa menos de 1% da população.
    A pseudo discalculia apresenta características semelhantes às da discalculia, mas é resultado de bloqueios emocionais. O estudante tem habilidade cognitiva para ter êxito em matemática. As meninas são a maioria esmagadora de estudantes com pseudo discalculia. Os comentários negativos dos meninos levam à falta de confiança. Para superar esta dificuldade o caminho são conversas com pais, professores e Orientador (a) Educacional; trabalho psicopedagógico para elevar autoestima da criança e, nos casos mais difíceis, acompanhamento de Psicólogo.

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Efeitos

     O desconhecimento dos pais, professores e até colegas podem abalar ainda mais a autoestima do estudante com críticas e punições.
    A discalculia pode comprometer o desenvolvimento escolar de maneira mais ampla.
Inseguro devido à sua limitação, o estudante geralmente tem medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem por acreditar que não é capaz de evoluir. Pode também adotar comportamentos inadequados tornando-se: agressiva, apática ou desinteressada.

Alguns caminhosResultado de imagem para imagem de inclusão escolar discalculia

    A intervenção psicopedagógica propõe melhorar a imagem que a criança tem de si mesma, valorizando as atividades nas quais ela se sai bem; descobrir como é o seu próprio processo de aprendizagem - às vezes, ela tem um modo de raciocinar que não é o padrão, estabelecendo uma lógica particular que foge ao usual - e a partir daí trabalhar uma série de exercícios neuromotores e gráficos que vão ajudá-la a trabalhar melhor com os símbolos e com os jogos, que irão ajudar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem.
    Quanto à gestão, é necessário que dê aos professores condições para que desenvolvam atividades específicas com este aluno, sem necessidade de isolá-lo do resto da turma nas outras disciplinas. Para isso, é importante disponibilizar:
- Desenvolvimento profissional para a equipe de professores.
- Tempo adequado para planejamento e colaboração entre eles.
- Turmas com um tamanho adequado para o desenvolvimento do trabalho.
- Profissionais e auxílio técnico apropriado.
As atividades interdisciplinares e transdisciplinares de cultura matemática são muitas. A tarefa central do professor é saber sistematizar a informação recolhida, organizar os tempos e os espaços adequados, tendo sempre presente os interesses, as motivações, as dificuldades, as potencialidades intelectuais relacionadas com a faixa etária dos alunos.
 Com o apoio necessário, o professor tem a incumbência de:
- Planejar atividades que facilitem o sucesso do aluno, a fim de melhorar seu autoconceito e aumentar sua autoestima.
- Utilizar métodos variados.
- Explicar ao aluno suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar.
- Não forçar o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido.
- Propor jogos na sala.
- Procurar usar situações concretas, nos problemas.
- Permitir o uso de uma calculadora.
- Oferecer fácil acesso às tabelas e listas de fórmulas (não exija que o aluno memorize).
- Dar mais tempo para o aluno fazer a tarefa.
- Utilizar recursos tecnológicos disponíveis.




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CONCLUSÃO
    É um grande desafio identificar, diagnosticar e fazer as intervenções necessárias para que a aprendizagem do aluno seja satisfatória, para sua vida acadêmica e para sua autoestima. É necessário atenção para não rotular, condenando um aluno para o resto de sua vida.
As dificuldades de aprendizagem ainda são assunto pouco explorado nas escolas. O diagnóstico equivocado leva a encaminhamento para tratamentos desnecessários e à exclusão, tirando a oportunidade do aluno de superar suas dificuldades.
 Neste caso o diagnóstico desta referida aluna foi realizado pela professora/psicopedagoga Cássia Antônia Bastos, ao longo de um período de análise psicopedagógico.
É preciso levar o tema para dentro da escola - não como assunto pontual, mas numa discussão permanente -, contemplando as diversas dimensões da vida do aluno, como mais um instrumento para seu desenvolvimento integral, visto que as dificuldades de aprendizagem não têm como causa apenas um fator.
Notas:
1-No conceito de DA incluem-se quaisquer obstáculos, intrínsecos ou extrínsecos, que impedem um indivíduo de realizar uma determinada aprendizagem.
2-Conjunto de 10 organizações profissionais americanas, todas elas interessadas no estudo das dificuldades de aprendizagem.
3-A dislexia é definida como um déficit no desenvolvimento do reconhecimento e compreensão dos textos escritos. A criança disléxica possui uma inabilidade para contar para trás de dois em dois ou três em três, ela não tem compreensão da ordem e estrutura do sistema numérico, dificuldade para aprender tabuada.
4-Alguns comportamentos que causam problemas de aprendizagem complicando as dificuldades na escola:
Falta de controle dos impulsos – toca tudo ou todos que despertam seu interesse, verbaliza suas observações sem pensar, interrompe ou muda abruptamente de assunto em conversas, tem dificuldade para esperar ou revezar com outras pessoas.
Dificuldade para seguir instruções- pede ajuda repetidamente mesmo nas tarefas mais simples (os enganos são cometidos porque as instruções não são completamente entendidas).
Dificuldade de conversação - dificuldade em encontrar as palavras certas, ou perambula sem cessar tentando encontrá-las
Distração - frequentemente perde a lição, as roupas e outros objetos seus, esquece de fazer as tarefas e trabalhos, tem dificuldade em lembrar compromissos ou ocasiões sociais.
Inflexibilidade- teima em fazer as coisas à sua maneira, mesmo que esta não funcione, resiste a sugestões e a ofertas de ajuda.
Fraco planejamento e habilidades organizacionais- parece não ter noção de tempo e com frequência chega atrasada ou despreparada, não tem ideia de como começar ou de como dividir o trabalho em segmentos manejáveis quando lhe são dadas várias tarefas ou uma tarefa complexa com várias partes.
Falta de destreza - parece desajeitada e sem coordenação  geralmente deixa cair as coisas ou as derrama ou apalpa e derruba os objetos, pode ter uma caligrafia péssima, é vista como completamente inepta em esportes e jogos.
Imaturidade social - age como se fosse mais jovem que sua idade cronológica e pode preferir brincar com crianças menores.
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 REFERÊNCIAS


GENTILE, Paula. Tropeçando em números. In http://crescer.globo.com/edic/ed77

WEISS, Alba Maria Lemme, CRUZ, Maria Lúcia R. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 1999.


SMITH, Corinne; STRICK, Lisa.Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Um guia completo para pais e educadores. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2001.




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